Coletiva de Impressa Marco Feliciano

Watch live streaming video from waptv at livestream.com

Solidão




Gênesis 2.18

"Não é bom que o homem esteja só", declara o criador. Nestas palavras, Deus estabeleceu a necessidade profunda que temos de uma companhia íntima. É como ensina a sabedoria popular: " antes mal acompanhado do que só ". T.S. Eliot também afirmou acerca da solidão: "O inferno é o único, o inferno é estar só, as suas demais figuras são meras projeções".
A solidão é um mal universal. Não há quem tenha sentido só, mesmo as pessoas normais. Mesmo vivendo em grandes cidades, residindo em populosos condomínios, a solidão é uma realidade na vida de milhões de pessoas. É uma epidemia emocional. Para a maior parte, a solidão é uma sensação temporária. Ela vem e vai. Para outros, a solidão faz parte da sua existência, como um membro do seu corpo. São pessoas cronicamente solitárias.
Os psicólogos ainda não sabem com certeza se há apenas uma sensação de solidão, ou vários tipos diferentes. Sabemos que há diferentes causas e diferentes intensidades. Robert Weiss, psicólogo americano, sugeriu que há dois tipos de solidão:
1: Isolamento emocional - produzido pela falta de uma relação  profunda e emocionalmente satisfatória com pessoa com quem nos abrimos. Por exemplo, a relação entre marido e mulher.
2: Isolamento social - gerado pela ausência de um círculo de amigos ou afastamento da convivência social.
Por que as pessoas são solitárias?
Há diversas causas para a solidão.
1: Dificuldades pessoais de fazer ou conservar amigos.
2: Falta de confiança em si mesmo e nos amigos.
3: Falta de confiança em si mesmo e nos outros.
4: Rejeição por parte de pessoas que nos circundam.
5: Mudança de residência.
6: Morte de uma pessoa amada.
7: Namoro desmanchado ou divorcio.
8: Ser estranho num lugar novo.
9: Ser um lider importante.
10: Ser um aposentado.
11: Problemas de relacionamento com os pais.
12: A alienação de Deus...

Segundo Craig W. Ellison, o sentimento de estar separado das pessoas que são importantes do ponto de vista emocional é comum a todas essas sensações de solidão. " Sentir-se solitário é sentir-se desligado. A solidão é um indicio de necessidade de um certo grau de intimidade. " A solidão não é a mesma coisa que estar só. A solidão é sentir-se só".
Você ja esteve num grupo em que não conhece ninguém, mas em que todos os outros parecem se conhecer? Como você se sentiu?

Raizes da solidão
Há diferentes causas aparentes de solidão. Há também diferentes intensidades. A psicologia ainda não sabe com certeza se há apenas um sensação de solidão: isolamento emocional e isolamento social. O primeiro é decorrente da falta de uma relação profunda e emocionalmente satisfatória com outra pessoa com quem nos abrimos. O segundo é consequência da ausência de um círculo emocionalmente satisfatório de amigos.
Por que a solidão companheira dos homens?
A compreensão adequada das raízes da solidão encontra-se no relato bíblico da criação.
"Também disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança"; (Gn 1.26). A primeira pessoa do plural sugere que Deus sendo único é plural em seu ser. Tão seguramente como Deus é um só, Ele é uma Trindade. Ao criar o homem conforme a imagem e semelhança do seu ser, Ele o faz um ser social. Portanto, a nossa necessidade de Deus e de outras pessoas deriva do fato de termos sido feitos à semelhança de Deus. Fomos criados para amar e sermos amados.
" Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea" (Gn 2.18). Deus sabia que Adão tinha uma necessidade que requeria uma relação íntima, por isso Ele criou Eva, uma companheira complementar.
Com o pecado Original (Gn 3.1-24), Adão e Eva acharam-se logo, irreversivelmente separados de Deus e um do outro. A intimidade foi aniquilada, porque a integridade fora perdida. O pecado trouxe o terrivel isolamento de Deus e do próximo. É como expressa o salmista: "Volta-te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito. Alivia-me das tribulações do coração; tira-me das minhas angústias. Considera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados". (Sl 25.16-18). As raízes da solidão se encontram no pecado.

O remédio para a solidão
Para enfrentarmos a solidão precisamos construir a intimidade.
A intimidade com Deus. Sartre e Camus, filósofos existencialistas, já escreveram acerca da solidão existencial. A vida sem Deus é impessoal e irracional . 
A angústia da alienação e da solidão acompanha uma vida sem Deus. Precisamos então, de partilharmos da comunhão com Deus. E como podemos fazer isso?
Como podemos estabelecer relações intimas com Deus? Tudo começa quando aceitamos um convite de Deus. Ele nos convida para sermos os seus filhos:
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: Aos que creem no seu nome." (Jo 1.12). Deus deseja cuidar de nós, como um pai cuida de um filho. Ele nos convida a fazermos parte da sua família. O processo estabelecido por Deus foi o de aceitar o sacrifício de Jesus, como nosso Salvador. Jesus, através do seu sacrifício na cruz, nos substituiu e satisfez a justiça de Deus. Através, unicamente, de Jesus restabelecemos a nossa comunhão com Deus. Isso é o fim da solidão existencial, pois o próprio Jesus nos garante: "E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século" (Mt 28.20).


1 comentários:

Austri Junior disse...

Olá Roniery,
terei pazer em receber vc no meu blog tbm:
http://www.circuloteologico.blogspot.com
Paz e Bem!!!

Postar um comentário